Leia o texto a seguir. Com o golpe militar tem-se a deterioração do ensino público e o desenvolvimento de uma educação autoritária no Brasil. O tipo de desenvolvimento (ou de um modelo de subdesenvolvimento) que foi violentamente implantado a partir de 1964 (o capitalismo-dependente) é a causa principal do movimento de desativação dos investimentos do setor público em matéria de educação. A política econômica implantada começa, desde 1965, a exercer pressões sobre as escolas para atrelá-las ao modelo de desenvolvimento imposto. A educação brasileira é em parte resultado das interferências históricas que sofreu durante toda a sua trajetória. Sem dúvida, o movimento repressor desencadeado em 1964 tem larga culpa pelo atual estágio da educação – que foi sucateada, sendo vendida como um produto caro, mas corroído por dentro, devido ao descaso pelo setor público. Embora a educação fosse mal, devido à interferência negativa do Estado no assunto, surgiu no Brasil, no final dos anos 70, uma nova proposta pedagógica, que buscava resgatar os aspectos crítico-sociais dos conteúdos, reforçando a necessidade da escola pública, do professor como mediador que repensa o livro didático [...] (Novos paradigmas pedagógicos: para uma filosofia da educação. Joaquim Parron Maria. Texto adaptado) A partir das ideias expressas no texto, o autor deixa claro que: A)o golpe militar de 1964 trouxe um contexto benéfico para o ensino público no Brasil. B)o golpe militar de 1964 trouxe avanços no campo da educação básica. C)o golpe militar de 1964 provocou a deterioração do ensino público no Brasil. D)o golpe militar de 1964 serviu de incentivo para novas políticas públicas de educação. E)o golpe militar de 1964 serviu de incentivo para a classe dos professores, que viu seus salários serem corrigidos ao nível da inflação da época.

Leia o texto a seguir. Com o golpe militar tem-se a deterioração do ensino público e o desenvolvimento de uma educação autoritária no Brasil. O tipo de desenvolvimento (ou de um modelo de subdesenvolvimento) que foi violentamente implantado a partir de 1964 (o capitalismo-dependente) é a causa principal do movimento de desativação dos investimentos do setor público em matéria de educação. A política econômica implantada começa, desde 1965, a exercer pressões sobre as escolas para atrelá-las ao modelo de desenvolvimento imposto. A educação brasileira é em parte resultado das interferências históricas que sofreu durante toda a sua trajetória. Sem dúvida, o movimento repressor desencadeado em 1964 tem larga culpa pelo atual estágio da educação – que foi sucateada, sendo vendida como um produto caro, mas corroído por dentro, devido ao descaso pelo setor público. Embora a educação fosse mal, devido à interferência negativa do Estado no assunto, surgiu no Brasil, no final dos anos 70, uma nova proposta pedagógica, que buscava resgatar os aspectos crítico-sociais dos conteúdos, reforçando a necessidade da escola pública, do professor como mediador que repensa o livro didático [...] (Novos paradigmas pedagógicos: para uma filosofia da educação. Joaquim Parron Maria. Texto adaptado) A partir das ideias expressas no texto, o autor deixa claro que:

A)o golpe militar de 1964 trouxe um contexto benéfico para o ensino público no Brasil.
B)o golpe militar de 1964 trouxe avanços no campo da educação básica.
C)o golpe militar de 1964 provocou a deterioração do ensino público no Brasil.
D)o golpe militar de 1964 serviu de incentivo para novas políticas públicas de educação.
E)o golpe militar de 1964 serviu de incentivo para a classe dos professores, que viu seus salários serem corrigidos ao nível da inflação da época.

Resposta:

C) o golpe militar de 1964 provocou a deterioração do ensino público no Brasil.

Explicação:

A resposta C está correta, pois o texto deixa claro que o golpe militar de 1964 foi responsável pela deterioração do ensino público no Brasil, sendo essa a causa principal do movimento de desativação dos investimentos do setor público em matéria de educação. Além disso, o texto afirma que a educação brasileira foi afetada pelas interferências históricas, especificamente o movimento repressor desencadeado em 1964, que teve larga culpa pelo atual estágio da educação.

As outras opções, A, B, D e E são incorretas pois o texto afirma o oposto.

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